terça-feira, 3 de maio de 2011

Sobre o projeto: A Favela Encena Shakespeare


Sobre o programa:
Microprojetos Mais Cultura Territórios de Paz
Em 4 de outubro de 2007 foi lançado o Mais Cultura, programa que marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto. A partir desse Programa, o Governo Federal incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na Agenda Social - política estratégica de estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social. O Programa Mais Cultura se estrutura em três dimensões articuladas entre si: Cultura e Cidadania, Cultura e Cidades e Cultura e Economia.

Mais Cultura
Desenvolvido pelo Ministério da Cultura, o  Programa Mais cultura busca ampliar o acesso aos bens e serviços culturais,  promovendo a autoestima, o sentimento de pertencimento, a cidadania, o protagonismo social e a diversidade cultural. A ação de Microprojetos Mais Cultura, como parte do eixo Cultura e Economia, visa aumentar o dinamismo econômico de comunidades e municípios por meio de concessão de apoio financeiro a pequenos projetos de artistas, grupos independentes e produtores culturais.

Sobre Território da Paz
Território de Paz é uma região do município escolhida para a implantação de várias ações doPronasci. Cada ação tem como foco envolver a população, especialmente a juventude, para a promoção da cidadania, dos direitos humanos, da inclusão social e para a redução da criminalidade e da violência na comunidade.


Público-alvo:
Cerca de 2,5 milhões de habitantes em 44 territórios de 22 municípios em 11 estados e mais o Distrito Federal. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 29 de abril, no Diário Oficial da União (Seção 3, pág 13 a 31).

A ação:
Visa colaborar com a economia local e a subsistência de pequenas iniciativas culturais em 700 projetos, por meio do fomento e incentivo a artistas, grupos artísticos independentes, grupos étnicos de tradição cultural e pequenos produtores culturais residentes nos bairros definidos como de Territórios de Paz pelo Pronasci.

Pronasci
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.     O que vamos procurar desenvolver é o protagonismo do individuo na comunidade, do artista e cidadão trazendo o cinema como fonte inspiradora abordando Shakespeare de uma maneira mais contemporânea de um jeito diferente, o jeito da favela.

Objetivo:
Dar oportunidade às diversas camadas da população brasileira de acesso à produção, ao reconhecimento e ao consumo de bens culturais como abrangência iniciativas que contemplassem produção de obras, realizações de exposições, oficinas, aquisição de materiais e outras formas de apresentação voltadas para as áreas de artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artesanato, cultura afro-brasileira, cultura popular, cultura indígena, design, moda e artes integradas.

Contemplados:
700 iniciativas receberão incentivos entre um e 30 salários mínimos, totalizando um investimento de R$ 10,7 milhões., é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura e da Justiça através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)

Classificados
A divulgação traz os nomes de todos os projetos classificados por ordem de pontuação recebida pela comissão avaliadora. A atribuição mínima (pontuação) que a proposta deveria ter para figurar na lista é 10 (mínimo) e 20 (máximo) As premiações serão destinadas as ações classificadas por ordem decrescente de pontuação até o limite orçamentário do edital.

A classifição do nosso projeto
xviii) RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro, Cidade de Deus:
ID PROJETO PROPONENTE A B C D E
Nota final:
"Romeu e Julieta" A Favela encena Shakespere
Notas do projeto: 3,75  / 3,5  / 4 /  4 /  3,75 19

Objetivos do projeto:
“Romeu e Julieta” -  A favela Encena Shakespeare

Geral:
Realizar o curta metragem: “Romeu e Julieta” adaptando a história de Shakespeare para o universo dos jovens moradores de favela numa linguagem contemporânea abordando os temas de: drogas,gangues e violência.


Específicos:
 - Oferecer paralelamente uma oficina prática gratuita para 100 jovens de 15 a 29 anos distribuidos nos grupos de: roteiro, câmera, edição, produção e direção.
- Difundir o audio visual para os jovens estudantes da rede pública e comunidades carentes sob forma de palestras sobre o processo de criação do curta nas escolas da Cidade de Deus e adjacências.
- Registrar todo o processo em make off (filmagem) e fotografia e apresentar ao final o produto numa apresentação aberta a comunidade.(Cidade de Deus)


Um comentário: